DERMATOSCOPIA, TRICOSCOPIA e DERMATOSCOPIA DIGITAL
A dermatoscopia é um método diagnóstico, não invasivo, que permite a visualização de estruturas da pele por meio de um aparelho, o dermatoscópio, que amplia a imagem em 10 a 20 vezes e possibilita a observação das camadas mais profundas por efeito óptico de imersão com meio líquido, gel ou luz polarizada, o que não é capaz de ser feito a olho nú.
Sua principal indicação é auxíliar o diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de pele, tanto melanomas quanto carcinomas, ainda em fases extremamente precoces. Atualmente também é utilizada para o diagnóstico precoce de lesões benignas, tais como a queratose seborreica, queratose actínica, dermatofibroma, entre outras.
Quando a dermatoscopia é realizada no couro cabeludo, ela recebe o nome de tricoscopia e permite a avaliação de detalhes que não são visíveis a olho nu. Este recurso é indispensável para o exame de todo paciente com queda de cabelos e, se realizado por médico experiente na técnica é capaz de apontar sinais inflamatórios compatíveis com atividade de doenças capilares ou até localizar as áreas onde houve a substituição do folículo piloso por tecido cicatricial.
Trata-se, portanto, de exame essencial para estabelecer diagnóstico, dispensado muitas vezes a biópsia do couro cabeludo e, em outras, guiando o melhor local a ser biopsiado; além de ser uma excelente maneira de avaliar a resposta aos tratamentos instituídos.
O mapeamento digital da pele é realizado com o videodermatoscópio e permite a monitorização de pacientes, através da combinação da fotografia de corpo inteiro e das imagens dermatoscópicas de lesões individuais com aumento de até 100 vezes, que ficarão registradas para análises ao longo do tempo. Tal documentação aumenta a sensibilidade da identificação de novas lesões ou alterações patológicas, o mais cedo possível, o que ajuda a salvar vidas.
Quando esse acompanhamento é realizado com as imagens tricoscópicas, ou seja, do couro cabeludo e dos cabelos, a avaliação amplificada destas estruturas permitirá o estabelecimento do diagnóstico, o que pode evitar a necessidade de uma biópsia, mas caso isso não seja possível, auxiliará na escolha do melhor local para a sua coleta. Além disso, possibilita a avaliação em diferentes fases, sendo uma excelente ferramenta para avaliar a resposta terapêutica.
Estamos esperando por você com um atendimento individualizado e totalmente seguro. Aproveite e marque aqui sua consulta com a Dra. Maria Natalia
Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.